Notícias

Rio de Janeiro será a sede da próxima JMJ 2013, confirma o Vaticano

226089_260410700653940_217579264937084_996285_2554716_n
Esta sexta-feira, 12 de Agosto, o porta-voz da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, confirmou que o Rio de Janeiro será a sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no ano 2013, e precisou que esta será celebrada em sede internacional um ano antes para não coincidir com o Mundial de Futebol, que terá lugar em 2014 no Brasil.
Embora seja tradição que o Santo Padre anuncie a sede da seguinte JMJ ao concluir a Eucaristia de encerramento da jornada, nesta ocasião foi confirmada previamente a sede do seguinte encontro internacional.
Na quinta-feira 11 de agosto, fontes diplomáticas confirmaram à Europa Press que o governador de Estado do Rio de Janeiro (Brasil), Sergio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, viajarão a Madri na próxima semana para comparecer aos atos que estarão sendo celebrados por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JM), que se realiza entre os dias 16 e 21 de agosto.
Assim, está previsto que tanto o governador como o prefeito do Rio de Janeiro estejam presentes nos eventos centrais celebrados com o Papa Bento XVI.
O Pontífice chegará na próxima quinta-feira 18 a Madri onde lhe aguarda uma cerimônia de boas-vindas na Praça de Cibeles, a Via Sacra no Passeio dos Recoletos, e a Vigília e a Missa ‘de envio’ no aeródromo de Quatro Ventos.
Também participarão de alguns dos eventos da JMJ com Bento XVI o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, e a secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severo Carmen Maceado, conforme informaram à Europa Press as próprias fontes.
No momento, há ao redor de 14 mil jovens brasileiros inscritos na Jornada, um cifra superada só pela Espanha, a Itália, a França, os EUA e a Alemanha.

Segunda cidade latino-americana a sediar a JMJ

Deste modo, depois de Buenos Aires (1987), a cidade brasileira será segunda da América do Sul em celebrar o encontro internacional. Com a de Madrid já foram celebradas 26 JMJs, todas elas presididas pelo Papa e onze delas fora do Vaticano.
Estas são: Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália). Perto de 20 milhões de jovens foram a estes encontros internacionais.
As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram em 1984 por iniciativa do Papa João Paulo II. A primeira teve lugar em Roma no domingo de Ramos do mencionado ano, no contexto das celebrações setoriais do Ano Santo Jubilar da Redenção (1983-1984).
Diante do êxito da convocatória e das urgências eclesiásticas da Pastoral de Juventude, João Paulo II as instituiu com caráter permanente. Cada encontro internacional tem como lema uma frase Bíblica e todos contam, além disso, com um hino. Ambos convidam os jovens a refletirem sobre o Evangelho.
Anualmente as Jornadas são celebradas em cada diocese; entretanto, a cada dois ou três anos se organiza um evento internacional em uma cidade do mundo. A celebração se prolonga durante uma semana e inclui encontros religiosos, culturais e festivos, e conclui com uma Vigília e a Eucaristia presidida pelo Sumo Pontífice.
O primeiro dos encontros internacionais ocorreu em 1987 em Buenos Aires, onde um milhão de pessoas foram convocadas pelo Papa João Paulo II para “construir uma sociedade melhor”.
Dois anos mais tarde, depois da capital Argentina, realizou-se em Santiago da Compostela, onde milhares de jovens peregrinos se reuniram com o Papa no Monte do Gozo.
A seguinte parada teve lugar em 1991 na cidade polonesa de Czestochowa, que representou a primeira reunião de João Paulo II com milhares de jovens em um país da Europa do Leste. À JMJ de Denver em 1993 compareceram meio milhão de jovens, convocados às Montanhas Rochosas, e foi a edição em que João Paulo II instaurou a Via Sacra.
A JMJ de 1995 se celebrou em Manila, a mais multitudinária da história com cinco milhões de assistentes. Dois anos mais tarde, em 1997, Paris foi a capital escolhida para festejar a XII Jornada Mundial da Juventude. Em 2000, coincidindo com o Jubileu, três milhões de jovens de todo o mundo atenderam o chamado do Papa e foram a Roma.
Toronto 2002 foi a última JMJ internacional à qual compareceu João Paulo II, já que faleceu meses antes da celebração da JMJ em Colônia, 2005. A esta foi o atual Pontífice, Bento XVI, para reunir-se com mais de dois milhões de jovens.
A cidade australiana de Sydney, em 2008, foi o último encontro internacional anterior ao de Madri.
Por ACI e Europa Press

JMJ 2011 quer chegar a 1 milhão de seguidores nas redes sociais

Da Redação, com ACI Digital




A meta da JMJ 2011 é chegar a 1 milhão de seguidores pelas diversas redes sociais como twitter e facebook
A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011lançou uma campanha para chegar a um milhão de seguidores nas redes sociais em todo mundo.
Esta iniciativa, que busca fazer que todos conheçam este grande evento, foi gerada na área de redes sociais da JMJ desde onde foi lançado o desafio para que cada um dos participantes se converta em embaixador deste encontro entre seus amigos.
"De nós depende que ninguém perca esta festa!", diz o slogan da campanha da JMJ, traduzido do espanhol.
JMJ está presente desde 2009 no FacebookYouTube,TwitterFlickerTuenti, para fazer que os jovens de todo o mundo conheçam do evento "sem importar o lugar onde se encontrem".
Durante este tempo os fãs foram crescendo. Começou-se com 6 idiomas, agora são 21 no Facebook. Hoje já são mais de 300 000 fãs de 82 países que seguem a JMJ nas redes sociais; e mais de 1 milhão de reproduções no canal da JMJ no YouTube.
A JMJ, recordam os organizadores, é sobre tudo uma festa de jovens que convidam outros jovens. Uma festa da fé à qual todos estão convidados, e que conta com o apoio de todos eles para sair adiante.
A jornada deste ano acontecerá entre os dias 16 e 21 de agosto, em Madri, na Espanha.

Bento XVI escreve seu primeiro tweet e lança portal news.va

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé e L'Osservatore Romano


Através de um simples clique e uma mensagem no twitterBento XVI deu início na noite (hora local) desta terça-feira, 28, a uma nova aventura extraordinária para os meios de comunicação do Vaticano.
A partir do Palácio Apostólico, o Pontífice lançou o novo portal noticioso do vaticano, www.news.va, e também acolheu a proposta de abençoar os usuários da rede através de uma mensagem no twitter.
A ideia foi do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli. "Devo dizer que o Papa aceitou imediatamente e de bom grado [abençoar os usuários da rede e lançar o portal]. Além disso, ele estima muitíssimo a comunicação e, sobretudo, deseja que a Igreja esteja presente lá onde o homem vive e se encontra", disse Dom Celli à edição em italiano do jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano.
O foco das notícias serão as atividades e intervenções do Magistério do Santo Padre, as tomadas de posição dos Dicastérios da Santa Sé e os mais importantes acontecimentos ou situações ligados às várias igrejas particulares espalhadas mundo afora.
Nos primeiros meses, o portal estará disponível em apenas duas línguas: italiano e inglês. Após o término do verão europeu, haverá a primeira remodelação e abertura do site em ao menos uma outra língua, provavelmente espanhol. No entanto, também se deseja que haja disponibilidade em francês e português.


Jornada Mundial da Juventude em Madrid com recorde de inscrições

(28/6/2011) A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Madrid, de 17 a 21 de agosto, conta já com 440 mil inscritos, número recorde que deve aumentar nos próximos dias, referiram nesta terça feira os organizadores do evento.
Numa conferência de imprensa que decorreu no Vaticano, o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, disse ainda que na capital espanhola deverão estar 14 mil padres e mais de 700 bispos para acompanhar os jovens, incluindo catequeses pronunciadas em 30 línguas nos mais de 250 locais disponíveis para o efeito, e as confissões durante os cinco dias do evento.
A JMJ pretende ser, segundo este responsável do Vaticano, a imagem de “uma Igreja que coloca ao serviço das jovens gerações”.
Para o cardeal Rylko, as jornadas de Madrid anunciam-se “como um evento significativo”, tendo em conta também os números disponíveis.
700 mil cópias do YouCat, Versão do catecismo da Igreja Católica para os jovens, em seis línguas, vão ser distribuídos na JMJ 2011.
O presidente do Conselho Pontifício para os Leigos colocou em particular destaque a viagem de Bento XVI à capital espanhola, entre 18 e 21 de agosto, revelando também que a celebração de acolhimento aos peregrinos, marcada para o dia 16 do mesmo mês, vai ser dedicada ao beato João Paulo II, criador destas jornadas.
O cardeal Rouco Varela, arcebispo de Madrid, afirmou aos jornalistas que “a preparação da jornada está a caminho do seu final, chegando ao seu ponto mais profundo, daquela que representa uma experiência eclesial centrada no encontro dos jovens com o Senhor”.


Juventude será o tema da Campanha da 

Fraternidade de 2013


Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.

O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep. O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”. A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

                                                                                                                                   Fonte: CNBB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário